21 de set. de 2012

Instituto Giovanni Falcone


     Giovanni Falcone (Palermo, 18 de maio de 1939 — Isola delle Femmine, perto de Palermo, 23 de maio de 1992) foi um juiz italiano especializado em processos contra a máfia siciliana Cosa Nostra. Foi assassinado pelos mafiosos com sua esposa e seus guarda-costas quando seu carro passava por uma estrada que foi dinamitada com explosivos instalados criminosamente.     
     Falcon ganhou a competição no Judiciário em 1964 e rapidamente foi pretor em Lentini e então procurador-adjunto em Trapani por doze anos. Sua história guarda muita semelhança com a de seu amigo Paolo Borsellino, que também foi um magistrado engajado no trabalho contra a máfia. Ele chegou em Palermo, em Julho de 1978. Após o assassinato do juiz Cesare Terranova, ele pediu e obteve permissão para trabalhar Escritório de Educação.
      Em 21 de junho de 1989, Falcone tornou-se um alvo de ataque na casa de praia alugada para as férias, este evento, comumente chamada de ataque dell'Addaura, ainda não esclarecido.
    Giovanni Falcone morreu no massacre comumente Capaci, 23 de maio de 1992. Ele estava voltando, como ele costumava fazer nos fins de semana, a partir de Roma. O serviço de jato partia  em torno de Ciampino 16:45 chegando em Punta Raisi aeroporto após uma viagem de 53 minutos. Os dois carros à frente da Fiat Croma e Lancia Thema, a base do grupo sob o comando do líder do pelotão da Polícia do Estado, Arnaldo La Barbera, Ao passar pela estrada tudo foi aos ares, pois havia sido preparada pela mafia uma armadilha mortal, cerca de 500 kilos de dinamite detonaram e mataram um grande homen honesto, dando origem assim ao Instituto Giovanni Falcone contra o crime-organizado.

visite o site e saiba mais www.ibgf.org.br

Nenhum comentário: